Exposição ´Sangrando´ aberta para visitação gratuita na Biblioteca Municipal

A Biblioteca Municipal Adonias Filho, localizada na Praça Castro Alves, centro de Ilhéus, recebe a exposição “Sangrando”, da artista ilheense Janete Lainha, que estará disponível para visitação gratuita até 26 de agosto, de segunda a sexta, das 9h às 18h e aos sábados, das 8h às 12h. A iniciativa da Casa da Cultura Popular (CASAR) conta com apoio da Secretaria de Cultura (Secult).

A abertura da exposição aconteceu na última segunda-feira, dia 8, e contou com a presença de artistas ilheenses, produtores culturais, amigos e familiares da artista. A mostra faz parte da programação da Semana Jorge Amado de Cultura e Arte (de 10 a 13 de agosto), que homenageia o aniversário de nascimento do escritor, comemorado neste dia 10.

A exposição é composta por uma sequência de 21 quadros, inspirados em livros do escritor Jorge Amado, gravados em madeira, usando a técnica de xilografia. O cenário que abriga as obras conta também com um apático figurino de noiva com poemas escritos em vermelho e um portal que lembra um cabaré, promovendo um intenso contraste entre as cores, que resultam mum ambiente que leva os espectadores a despertarem o imaginário.

Técnica - A xilografia é a técnica de fazer gravuras em relevo sobre madeira, que possibilita a reprodução da imagem gravada sobre uma certa superfície. Por conta desse processo surgiu o nome da exposição. Janete Lainha explica que entalhar a madeira com objeto cortante provoca feridas nos dedos que sangram, daí o nome “Sangrando”. “O instrumento cortante, que sangra a quem se submete as dores e delícias ao entalhar madeira”, finaliza a artista.